quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Através das lentes

Uma boa conversa, uma boa análise

Chegar a uma óptica e ser bem atendido significa ser analisado no melhor sentido da palavra. A escolha das lentes ideais começa na chamada "anamnese", aquele momento que começa por avaliar a sua receita e as armações de que você gosta e terminar com a encomenda dos óculos e da lente. É isso que ajuda a definir materiais, tratamentos e tipos de lentes. Veja do que a sua lente depende.Da sua receita: é ali que estão indicadas a ametropia (a deficiência visual que você tem: miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia) e as dioptrias, o que é mais conhecido como grau.
Da armação escolhida: se é de aro inteiro, se é um modelo fixado por fio de nailon, se é flutuante (sustentado por parafuso), o material e o formato das lentes. Combinada com a receita, mostra se é preciso fazer lentes mais finas ou mais resistentes.
Do seu uso: se você usa óculos o tempo todo ou só em determinados momentos, sua atividade profissional - por exemplo, se passa muito tempo no computador ou ao ar livre. Isso contribui para determinar os tipos de tratamento que a lente deve receber a fim de que os óculos sejam confortáveis e atendam as suas necessidades como usuário.
Do seu jeito de ser: não se iluda! enquanto conversa com você, o bom profissional óptico o avalia. Se coloca as mãos nos olhos toda hora, se parece inquieto ou estabanado, se tem jeito meticuloso ou exigente... Tudo isso é levado em conta para que a qualidade da visão seja a melhor possível e para que os óculos não sejam uma parte chata, mas muito bacana da sua vida.

LENTES BEM TRATADAS
Alguns dos adicionais que mais dão valor a uma lente são os tratamentos, já que proporcionam várias características extras, além de uma boa correção da visão. Veja uma relação dos principais.
Anti-reflexo: é o tratamento mais comum para lentes oftálmicas e oferece dois benefícios valiosos, como melhor qualidade e conforto visuais, pois diminuem os reflexos da luz incidente na lente e garantia de transparência, permitindo que os óculos do usuário sejam vistos com nitidez.
Anti-risco: outro que o nome já diz, deixa a lente mais resistente a riscos e arranhões.
Vídeo-filter: tratamento especial para quem fica muito tempo diante do computador, diminui o desconforto que as luzes emitidas pelo monitor causam ao longo das horas. Deixa nas lentes uma aparência um pouco azulada.
Fotossensível (Transitions): aplicação especial que faz as lentes escurecerem ou clarearem conforme a quantidade de luz do ambiente. É confortável e também faz dos óculos de receituário um par de óculos escuros.

Revista 20/20 óculos

Nenhum comentário:

Postar um comentário