quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Olhos protegidos

Por Paula Balsinelli
Para o esteta ótico Miguel Giannini, os óculos têm de ter a cara da pessoa, e isso não significa apontar um modelo simplesmente com base no formato do rosto. “A primeira coisa que devemos levar em conta é a personalidade da pessoa. Os mais extrovertidos gostam de brincar com materiais e cores, os tímidos preferem modelos discretos”, disse. Além do formato do rosto, Miguel leva em conta a altura das sobrancelhas e nariz, formato de olhos, e tonalidade da pele e cabelos:
Nariz: é ele quem equilibra os óculos durante todo o dia. “Um óculos que incomoda no nariz é pior do que sapato apertado”, brinca Giannini. O cuidado especial fica por conta daqueles que têm o nariz, digamos assim, protuberante. Segundo Giannini, quem tem o nariz um pouquinho maior que o normal deve escolher armadura com ponte baixa (ponte é o arco que se apóia no nariz) e de cor clara. “O arco de cor escura ressalta ainda mais o nariz”, comenta.

Sobrancelhas: as sobrancelhas são responsáveis por grande parcela de nossa expressão e, por isso, nunca deveriam ficar escondidas pela armação dos óculos. As sombrancelhas ficam sempre aparentes e as armações devem ficar cerca de 3 milímetros abaixo delas.
Cores de olhos, cabelos e pele: os discretos devem escolher óculos com armação de tonalidade próxima à da pele. Os mais ousados podem apostar nos contrastes e brincar com as cores. Você também pode combinar a cor dos óculos com a cor de olhos ou cabelos.
Personalidade: aos extrovertidos tudo é liberado e toda ousadia é permitida. Para os tímidos, apenas modelos clássicos e cores suaves. Um óculos de cor forte, escolhido aleatoriamente pode incomodar o tímido, piorando assim o seu problema ocular por falta de uso.

Dicas de mestre
Miguel Giannini é mestre em sua arte. Ele foi o precursor do atendimento personalizado em óculos que modificou todos os conceitos de técnica e estética ótica dentro e fora do Brasil. O simpaticíssimo esteta ótico já atendeu mais de 500 mil clientes, ente eles, três presidentes da república (Sarney, FHC e Luis Inácio Lula da Silva), além de outros políticos e famosos como Ana Maria Braga, Mel Lisboa e Glória Meneses. Atenção para as dicas, e não erre na escolha:

A regra de escolher os óculos com base no formato do rosto (oval, quadrado, redondo, comprido) é um equívoco. Um rosto de formato oval, por exemplo, pode ter outras subdivisões como oval pêra, oval maçã, e assim com os demais formatos. Por isso, achar que basta saber o formato do rosto para escolher o modelo de óculos não é correto.

Tão importante quando a moldura dos óculos é a lente. Alto grau de miopia requer lentes mais grossas, o que pesa um pouco no visual. É preciso “jogar” com esses elementos. Um óculo de grau forte, não pode ser muito grande, por exemplo.

Existem muitas grifes famosas de óculos, algumas bem caras. Todas elas são muito boas, mas é bobagem comprar óculos por causa da marca. A grife quem faz é você! Você não deve se adaptar aos óculos de uma grife porque ele é bonito, os óculos é que devem se adaptar ao seu rosto.

Eu recomendo que cada pessoa tenha dois ou três óculos diferentes. Um para o dia-a-dia, outro para eventos sociais e também o solar. Os óculos sociais podem ter mais personalidade, um charme a mais. No dia-a-dia, as pessoas preferem os mais discretos.
http://delas.ig.com.br/

  Consultora de imagem Nazareth Amaral diz que foram lançadas coleções de óculos maiores, muitos revisitam os anos 60.
As apresentadoras Luciana Gimenez, Adriane Galisteu e Ana Hickmann assinam coleções em que optaram por estes tipos de óculos.
Os modelos "aviador", também reapareceram e são cada vez mais usados, principalmente no exterior. Têm aros finos de metal e imitam o clássico modelo Rayban.
Há também os esportivos, muito práticos na praia, também em acetato, mas menores, como os modelos da Oakley. "O importante é que combinem com o formato do rosto, com o tipo de roupa e a situação social em que se usa. Outro fator fundamental é que tenha uma lente boa. Não economize comprando produtos de baixa qualidade,"diz a consultora.
Fonte:http://moda.terra.com.br/interna/0,,OI1336171-EI1545,00.html

Os óculos precisam estar alinhados ao formato do rosto. Para ajudá-lo, escolhemos modelos que embelezam e protegem os olhos dos raios solares. Também fomos conferir o que é preciso para acertar na compra.






Qual é o formato do seu rosto?
Quadrado: Apresenta o maxilar proeminente, o que confere um aspecto rústico à face. Por isso, deve-se evitar armações muito pesadas e geométricas. O ideal é um modelo ovalado com características delicadas e o recorte triangular sobre o nariz.
Oval: É um rosto curinga, pois nele todos os formatos de óculos caem bem. O que vai contar no momento da escolha é o estilo pessoal.
Redondo: Aspecto cheio, em que o comprimento é igual à largura. As hastes largas são as mais indicadas para estabilizar o volúme facial. Invista nos modelos quadrados ou retangulares, de laterais levemente arredondadas.
Triangular: Marcado pelo queixo pontudo e testa larga, o rosto desse tipo não fica bem com óculos em formato de gota, no melhor estilo aviador, pois isso transmite a sensação de tristeza. Prefira as retas e de aparência retangular.

Fonte: Titta Aguiar, consultora de estilo e autora do livro 'Acessórios - por que, quando e como usá-los', da Editora Senac São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário